sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Açude Riacho da Serra tem alocação definida



Município de Alto Santo e agrovila Riacho da Serra são abastecidos pelo açude



A fim de definir a operação para o segundo semestre do ano no açude Riacho da Serra, município de Alto Santo, a Cogerh realizou por meio da gerência regional de Limoeiro do Norte uma reunião com a Comissão Gestora do reservatório. O encontro ocorreu na última terça (27), na sede da Associação da Agrovila Riacho da Serra.

Na ocasião, a equipe técnica da Cogerh informou que durante a 23a Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica (Csbh) do Médio Jaguaribe foram definidos os parâmetros de alocação dos açudes isolados da região. No caso do açude Riacho da Serra, ficou aprovada a captação somente para abastecimento humano e dessedentação animal, uma vez que o reservatório encontra-se apenas com 1,998 milhão de m3 – que representa 8,51% de sua capacidade.

Após as discussões, a Comissão Gestora do açude Riacho da Serra aprovou a vazão máxima de 18,5 L/s para abastecimento da sede do município de Alto Santo e da agrovila Riacho da Serra, sendo que a simulação de esvaziamento do reservatório aponta que mesmo se não houverem aportes na próxima quadra chuvosa, existe garantia hídrica para abastecer a população do município no mínimo até julho/2020.

O evento contou com a presença de representantes do Poder Público, da Sociedade Civil, Usuários e Membros do Csbh Médio Jaguaribe, além da equipe técnica da Cogerh de Limoeiro do Norte, representada por Cleilson Almeida e Humberto Azevedo, analistas em gestão de recursos hídricos, e Maria Ley, apoio técnico do núcleo de Gestão.

Saiba Mais

O processo de Alocação Negociada de Águas é parte da política nacional de Recursos Hídricos, que estimula a participação da sociedade civil e dos usuários de água no processo de cogestão da água. A Cogerh funciona como secretaria-executiva do Comitê e presta apoio técnico, científico, financeiro e logístico a essas entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário