segunda-feira, 24 de julho de 2017

Bráulio Bessa abre TEDxFortaleza com discussão sobre poesia e comemoração de aniversário



Foto: Tribuna do Ceará

O poeta cearense Bráulio Bessa fez as honras da abertura do TEDxFortaleza neste domingo (23) com uma palestra sobre “A poesia que transforma“. Realizado no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, o evento reúne cerca de 800 pessoas que buscam inspiração para novas ideias através do relato de quem tem histórias de qualidade para contar. 

Essa é a quinta edição do evento na Capital, com o formato de TED Talks, caracterizado por palestras de até 18 minutos. O organizador João Victor Paiva demonstrou felicidade com a proporção do evento. Com mais de 7 mil inscritos, a organização selecionou 800 participantes.

“A noite que antecede (o TEDxFortaleza) é sempre complicada por causa da ansiedade. Ontem fui olhar alguns vídeos da edição passada e vi que já superaram 1 milhão de visualizações. Isso me faz lembra de como tudo começou, em 2012, e tenho muita felicidade da dimensão que temos hoje”, afirma Victor.


Prometendo surpresas ao longo do dia, o evento reúne pessoas para espalhar ideias poderosas, como é o caso de Bráulio Bessa, aniversariante do dia. Com o tema “A poesia que transforma”, Bráulio contou, de forma bem humorada, um pouco da sua trajetória.

“Toda sexta eu declamo poesia na televisão e isso é um orgulho pra mim”, conta o artista que desde jovem sonhava em transformar vidas por meio da poesia.

Ao Tribuna do Ceará, Bráulio contou sobre a experiência de participar de um evento internacional. “Estou muito grato. Quando recebi a confirmação que estaria no Tedx de novo, eu fiquei feliz por saber que gostaram do ano passado. Se eu estou de novo, é porque gostaram”, conta o artista de maneira descontraída.

Aniversário

O poeta também falou sobre a experiência de viver esse momento no dia do seu aniversário. “Quando me falaram que seria dia 23, eu já pensei que a disputa ia ser grande, até porque eu ainda tenho que ir em Alto Santo (cidade natal de Bráulio) comer um negocim lá por casa. Mas eu pensei que esse era o momento ideal. No dia em que eu faço 32 anos de vida, ter a oportunidade de compartilhar isso com as pessoas de forma muito humana e orgânica”, pontua.

“Compartilhar poesia em um evento mundial como o TED é um orgulho muito grande, levar a cultura regional cearense para um lugar como esse é indescritível”, completa Bráulio. O artista ainda foi surpreendido com um bolo que foi levado até o palco pelo humorista e advogado Haroldo Guimarães, também palestrante do TEDxFortaleza em 2016.

O evento seguirá até às 18h deste domingo e contará com a presença de nomes como o ex-catador de latas e empresário, Geraldo Rufino; o mentor Sidnei Oliveira; a instrutora de meditação e analista comportamental, Tania Mujica; o diretor da escola PF Surf School, Luiz Gustavo Oliveira da Costa; e a fundadora da Green People, Bianca Laufer.

TED

O TED começou nos Estados Unidos como uma espécie de conferência anual, com palestras nos campos da Tecnologia, do Entretenimento e do Design (daí o nome). Nos últimos anos, porém, o programa se expandiu e passou a cobrir outros temas de interesse do público.

A missão é espalhar ideias impactantes entre pessoas que não atuam necessariamente no campo de atuação dos palestrantes. Entre os diferenciais, além da qualidade dos conteúdos, está o formato das palestres: breves, com até 18 minutos de duração.

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário